sábado, novembro 02, 2013

Kefir – Alimento próbiótico



Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspeto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Também é conhecido como Flor de Iogurte.

Este probiótico teve origem nas montanhas do Cáucaso e supõe-se que seja usado há mais de 4000 anos, sendo passado de geração em geração.
O metabolismo da colónia de micro-organismos consome a lactose e reduz a caseína, a albumina e outras proteínas, a aminoácidos, além de sintetizar o ácido lático, a lactase e outras enzimas  que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida.
Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.
Diferente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir precisa de temperaturas mais baixas e é fermentado por 37 tipos diferentes de micro-organismos.

Os grãos de kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados. Quanto maior a temperatura, mais ativos ficam e mais rapidamente aumentam de tamanho. São tradicionalmente doados e as orientações para o seu cultivo são passadas oralmente. A produção é fácil, podendo utilizado na preparação de receitas que tradicionalmente levem leite ou iogurte.
Pode prepará-lo juntando a uma salada de frutas, com mel, bolachas, compotas, muesli, ou fazendo um saboroso batido de frutas com banana, maçã, cenoura, etc.
Deve manter-se em local com pouca luz. Quanto maior a temperatura, mais rápida será a fermentação.
Abaixo dos 10ºC, o kefir entra em estado de hibernação, por isso pode guardá-lo no frigorífico (imerso em leite), durante uma temporada se não quiser consumir, e assim não morre.
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando leite aos grãos de kefir. O liquido fermenta aproximadamente entre 12 a 24 horas, à temperatura ambiente. Se pretender que fique menos ácido, coe de 12 em 12 horas. Depois desse período, o leite deve se coado e aos grãos de kefir deve ser adicionado de novo leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado. Deve utilizar um coador de rede de plástico. O metal corta os grãos e pode oxidá-los.

Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros:
 - Aumenta o valor biológico das proteínas do leite;

 - As proteínas do kefir  são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
 - Sintetiza o ácido lático, o que diminui a intolerância à lactose e favorece a digestibilidade do leite, mesmo para pessoas que sejam sensíveis à proteína do leite.
 - Sintetiza vitaminas do complexo B.
 - Aumenta a resistência a infeções.
 - Ativa o sistema imunológico.
- Tem um efeito tranquilizador no sistema nervoso. Beneficia pessoas que sofram de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
 - Restabelece e equilibra a flora intestinal; elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora.
 - Regula a flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação como diarreia; reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
 - O efeito de "limpeza" que exerce em todo o corpo ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento de longevidade:
 - Diminui o risco de cancro, principalmente do cólon;
 - Diminui a percentagem de colesterol LDL.

À sua saúde! Beba kefir!










Sem comentários:

Enviar um comentário